Entrar no LA CAVE pela primeira vez pareceu um desafio. Eu ainda era apenas editor da REVISTA LEVEL; e fotógrafo não assumido. Depois de conhecer o Gustavo e a Priscila, o que aparentava ser apenas um contato comercial, transformou-se numa parceria para a vida. Tenho certeza (e olha que eu cuido muito ao usar esta palavra) que alguns clientes ao lerem esse texto se identificarão, pois na verdade o casal de anfitriões, sempre quando há espaço, desenvolve amizade com eles. No meu caso, além de muitos jantares em restaurantes, juntos fizemos uma viagem inesquecível para Buenos Aires.Esse é o clima que permeia o local. A energia humana que envolve a pérola gastronômica de Florianópolis é corriqueira, toda noite Pris e Gus transformam o espaço do La Cave na sala de jantar de sua casa, com um profissionalismo e uma sensibilidade fora de série. O local foi projetado pela dupla de arquitetos Fabíola e Henrique, da Pimont Arquitetura. Além de terem idealizado em linhas contemporâneas o ambiente, são clientes habitué da casa, seja no happy hour das tardes de verão, até os jantares no frescor do inverno.
Passando da sala para a cozinha, lá se encontra o chef Renato Barros, que tem feito carreira na casa e arranca suspiros com suas criações, e, especialmente apresentações dos pratos. De forma meticulosa compõe canções gustativas sobre as pedras de ardósia nas quais são servidas algumas vezes. À exemplo do peixe branco, geralmente Olhete, deitado em cama de aspargos. Uma delícia que cairá muito bem com um branco delicado.
Para paladares apurados, que preferem uma carne de caça, sugiro o Magret de Canard, um dos pratos mais requintados. Especial se acompanhado com um bom Pinot da Borgonha, ou alguns Bordeaux especiais da casa.
A carta de vinhos é um primor, com rótulos de pequenos produtores franceses, ela encanta e surpreende. Você pode pedir em taças, desde os mais acessíveis, até espécimes de alto padrão, como alguns vinhos de guarda mais raros e até alguns Grand Cru.
Voltando da adega para o salão, se você já teve entrada, principal e ainda consegue lidar com uma sobremesa, irá valer cada colherada, e até os minutos extras na academia, se for o caso. Isso porque o chef Renato é mestre na arte doce. Folhado de queijo Brie com geleia de frutas vermelhas e Musse de Cacau com crumble e pistache são duas das minhas favoritas.
O primeiro é muito delicado e desmancha na boca enquanto você mistura a cremosidade do Brie com a doçura levemente cítrica da geleia. Já o segundo tem uma consistência surpreendente, com a firmeza de um gelato, trazendo a viscosidade do musse. O sabor é muito persistente, um final que perdura até a próxima dose dessa preciosidade, você degusta cada pedaço por vários segundos.
A casa está aberta de terça a sábado para o público, sempre melhor fazer reserva, e também funciona para eventos como aniversários, formaturas e reuniões empresariais. Gustavo e Priscila trazem de Valência uma expertise com ares europeus, mas com calor bem brasileiro. Em termos práticos, isso significa um atendimento muito diferenciado e primor pela excelência desde abrir os vinhos até decifrar o que você está com vontade de comer, tudo feito com carinho único.
Rua Altamiro Guimarães, 260. Florianópolis / tel. 48 3037-2828
*todos os vinhos servidos no La Cave podem ser comprados com 20% de desconto para levar para casa
facebook.com/LaCaveGastrobar