Um ensaio sobre Ensaios

Houve um tempo em que fotografar ensaio era desbravar o desconhecido. Não deixou de ser desafiador, pois sempre que tateamos nosso limite e buscamos ultrapassá-lo, estamos a nos superar.Micaela Goulartt

Quando desejamos crescer em uma área, é inevitável investir nela.

Taiscila Ferreira

O retorno é incerto, pois não conseguimos visualizar como será o resultado quando no começo da caminhada. Pode nada dar certo, pode ser difícil, ou pode-se ter um talento natural para tanto; isto tornará as coisas mais fáceis.

Laís Lugon

Aos poucos vamos estudando o assunto, analisando o trabalho de outros profissionais, descobrindo inúmeras ramificações de uma área; para também descobrirmos sub-ramificações. Dentro da categoria que chamo “ensaio” existem outras tantas.

Giovana Fagundes

Há não muito tempo, acompanhei um debate em algum fórum de fotografia onde os participantes discutiam a diferença entre retrato e ensaio. Aquilo me marcou, pois ficou mais claro para mim que, quando fotografo uma pessoa no seu ambiente de trabalho, ou em seu lar, ou na rua, com suas vestimentas habituais, então estou fazendo um retrato.

Beatriz Zanluchi

Já quando convido alguém para ir à um lugar distinto, com roupas diferentes, com maquiagem preparada para a ocasião, e então criamos posturas e gestos com o intuito de gerar plasticidade visual, sem o compromisso de retratar fidedignamente a rotina daquela pessoa, aí então trata-se de um ensaio.

Laís Lugon

Dentro desta categoria, me agrada a ideia de convidar alguém para fotografar, ou também quando uma cliente me contrata com esta finalidade: “gostei das suas fotos, quero um ensaio assim”.

Ana Paula da Rocha

Então começa um estudo de referências, movimentos, poses, lugar onde realizar-se-á, roupas que a modelo usará… Vamos refinando a ideia para que tudo saia de acordo com o resultado almejado – ou pelo menos aproximado – pelos envolvidos no processo.

Organic Press

Há uma tendência natural na minha fotografia por usar cores fortes, com saturação acentuada, e uma textura realista, pronunciado contraste. Chris BortoluzziTambém naturalmente sou atraído pelo olhar, buscando capturar a emoção da modelo.

Micaela Goulartt

Por vezes a questão estética e a composição é comprometida em função do formato e direção pessoais, que são inerentes ao meu próprio estilo de condução durante a sessão fotográfica.

Maria Vitória

Fotografar ensaios é um prazer e os resultados vão evoluindo gradativamente. É muito gratificante perceber como o investimento nesta área ajuda na fotografia de eventos. Fla BorgesDirigir e interagir com modelos por horas a fio complementa e amplia a aptidão para fotografar retratos e eventos.Giovana Fagundes

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *